quarta-feira, 2 de abril de 2008

Em uma semana, RJ registra 14 mil casos de dengue; total chega a 57 mil

02/04/2008 - 20h35

da Folha Online

O total de casos de dengue registrados no Estado do Rio de Janeiro em 2008 passou dos 57 mil, segundo relatório da Secretaria Estadual da Saúde divulgado nesta quarta-feira. O novo balanço apresenta um aumento de cerca de 14 mil casos em relação ao relatório anterior, da quarta-feira passada (26).

A capital do Estado ainda é a cidade com maior número de casos, com 36.647. Nova Iguaçu, na região metropolitana tem 3.643 registros e Angra dos Reis 3.711.

O número de mortes atingiu 67 no Estado, 13 a mais que no último relatório --todas na cidade. Desse total, 21 tiveram a dengue hemorrágica. Ainda de acordo com o último relatório, 58 mortes suspeitas ainda são investigadas.

Hoje o governador Sérgio Cabral (PMDB) declarou que estuda pedir ajuda do governo de Cuba para resolver a falta de médicos. "Cuba tem uma excelente tradição na área de saúde pública", disse.

Cabral afirmou ainda que há três tendas de hidratação --espaços montados pelo governo do Estado próximo a hospitais do Rio para auxiliar o atendimento a pacientes com dengue-- sem funcionamento por causa da falta de médicos no Estado.

"Temos carência de médicos. As tendas da Gávea [zona sul], da Penha [zona norte] e do Méier [zona norte] estão prontas esperando por profissionais", declarou.

Gaúchos

Entre 15 e 20 pediatras da rede estadual do Rio Grande do Sul serão enviados ao Rio de Janeiro para ajudar no atendimento a pacientes com dengue. O governo gaúcho foi o primeiro a atender ao pedido feito pelo secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, para que médicos de outros Estados auxiliem no atendimento aos doentes.

Os médicos, que pertencem a hospitais estaduais e federais gaúchos, embarcarão para o Rio no próximo domingo (6), e ficarão em unidades de saúde do Estado por cerca de duas semanas, informou a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: