sábado, 3 de maio de 2008

Ministro da Saúde diz que Brasil perdeu guerra contra a dengue

01/05/2008 - 09h13

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Maceió


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem, em Maceió, que o Brasil "perdeu a guerra" contra a dengue nos dez últimos anos e que, agora, terá que conviver com a epidemia da doença por "muitos e muitos anos".

De acordo com Temporão, para 2009, o Ministério da Saúde trabalha com a possibilidade de ocorrer, nas regiões Nordeste, Norte e em parte do Sudeste, situação tão crítica quanto a verificada atualmente no Rio. "Com certeza [a epidemia] não acaba tão cedo", disse o ministro. "É uma questão de muitos e muitos anos que o Brasil vai ter que conviver com a dengue e com essa situação."

"Em 1990, tínhamos 1.700 municípios com a presença do mosquito [Aedes aegypti], hoje, nós temos 4.000", declarou Temporão. "Nós, em dez anos, perdemos a guerra. Agora, vamos ter que trabalhar muito duro, apostando inclusive no surgimento de uma vacina."

Para o ministro, só a descoberta de uma vacina permitirá o controle efetivo da doença no país. "Entre cinco e dez anos é possível que nós tenhamos essa vacina", estimou. "Aí, seria a solução definitiva." Enquanto o medicamento não é descoberto, Temporão disse que o governo trabalhará para "minimizar as mortes e o número de casos".

O ministro também se queixou da suposta falta de empenho da população no combate à dengue. "Está faltando mobilização, levantar a bunda da cadeira e trabalhar", disse ele. O ano eleitoral é outro assunto que o preocupa. "Há um risco de desmobilização por questões políticas", afirmou.

Números

O Ministério da Saúde também divulgou ontem números atualizados sobre a dengue no país. Foram 230.829 casos notificados de janeiro a abril deste ano, ante 258.795 casos no mesmo período de 2007 --uma queda de 10,8%. Na região Nordeste, as notificações de casos cresceram 30,5% no período, de 41.506 para 54.180 casos.

E mais

* Número de mortos por dengue no Estado do Rio chega a 106 neste ano
* Maioria dos brasileiros responsabiliza população e Estado por dengue, mostra pesquisa
* Lula defende cruzada para conscientizar população e evitar nascimento de mosquito da dengue
* Rio inicia campanha contra gripe para idosos a contragosto da prefeitura
* Rio vive pior epidemia de dengue dos últimos 22 anos, diz governo
* Dengue faz turismo cair até 30% no Rio, diz associação.

ACESSE OUTROS BLOGS DO PAINEL DO PAIM, ATRAVÉS DO SEGUINTE ENDEREÇO;

http://paineldopaim.blogspot.com/

Um comentário:

Unknown disse...

Leia meu blog, por favor:

http://bialopes-beatrizantonietalopes.blogspot.com/

Preciso de adesões, pois por enquanto que está vencendo a guerra da DENGUE é o mosquito, que tem amigos e defensores poderosos...